segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

D. Manuel Mendes


Manuel Mendes da Conceição Santos, de seu nome completo, nasceu na freguesia de Olaia, concelho de Torres Novas em 13 de Dezembro de 1876. Era filho de Manuel Mendes e de Maria da Conceição Rodrigues Mendes.

Cedo se inclinou para a vida religiosa e ingressou no Seminário Patriarcal de Santarém. Concluídos estes estudos vai para Roma onde cursa o Ateneu de Santo Apolinário e se doutorou em Teologia.

É ordenado presbítero em 27 de Maio de 1899.

Regressa a Portugal e é professor no Seminário e no Liceu Nacional de Santarém.

É nomeado, entretanto, vice-reitor do Seminário da Guarda em 1915, de cuja Sé é feito Cónego.

 Em 9 de Dezembro desse ano é nomeado Bispo de Portalegre pelo Papa Bento XV. Permanece nesse lugar durante cerca de 4 anos até que em 4 de Junho de 1920 é nomeado Arcebispo Coadjutor de Évora, vindo a ocupar o lugar de Arcebispo Metropolitano por morte do seu antecessor, tendo entrado solenemente na sua Sé no dia 11 de Fevereiro de 1921 iniciando um novo trabalho, dando prioridade à formação do clero, onde passaram a funcionar Seminário, Casas Religiosas e Centros de Actividade Espiritual e Apostólica. Fundou a Congregação Diocesana das Irmãs da Santa Igreja e trouxe para Évora os Padres Salesianos em 1926.

Apanhou o período conturbado da 1ª República e utilizou a imprensa para defender os seus pontos de vista.

Destacou-se então como insigne pastor, com alguma actividade na imprensa durante os agitados tempos da I República. Em 9 de Dezembro de 1915 foi nomeado

Era grande devoto de Santa Teresinha de Jesus e trouxe para Portugal a 1ª imagem da então Beata, para a Sé de Évora.

Benzeu a 1ª pedra da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e coroou a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Veio a falecer no exercício destas funções em 30 de Março de 1955 e ficou sepultado na Sé.

_____________________________________

Wikipédia – a enciclopédia livre.
História Eclesiástica de Portugal, P. Miguel de Oliveira, 1994