segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Bernardo de Lima



 .
 Silvestre Bernardo de Lima, de seu nome completo, nasceu em Alpiarça no dia 1 de Abril de 1823 e faleceu a 9 de Setembro de 1893, por isso, com setenta anos de idade e isto segundo o Dicionário Bibliográfico Português, (Tomo XIX) de Inocêncio Francisco da Silva.

Sem a indicação de dia aparecem outras publicações como a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que o dão nascido em 1824.

Também não é unânime a data do seu falecimento, além da data apontada acima, a mais encontrada quanto ao ano, a G.E.P.B. indica como sendo 17 de Março de 1881, significando isto doze anos de diferença pelo que deve de haver qualquer lapso.

Com o curso de Agronomia e Veterinária, foi lente de Zootecnia e de Higiene no Instituto de Agronomia e Veterinária, em Lisboa e seu director durante trinta anos.

Tinha frequentado cursos na Escola politécnica e na Real Escola Veterinária Militar, em Lisboa, onde se diplomou ficando habilitado a exercer as funções de Médico Cirurgião Veterinário.

Fez parte do Conselho de Sua Majestade, Deputado e Par do Reino, Director-geral do Comércio e Indústria, Inspector – Geral da Pecuária, sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa e da Real Associação de Agricultura Portuguesa e Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Colaborou em diversos jornais, como o “Ateneu”, “Arquivo Rural” e “Jornal Oficial de Agricultura”, onde publicou artigos da sua especialidade.

Coube-lhe organizar em 1870 o Recenseamento Geral dos Gados, mostrando ao país tamanha riqueza, sendo o seu trabalho muito bem considerado e citado no estrangeiro por técnicos da área.

Foi um distinto professor e considerado na sua época o primeiro zootecnista português.

Em 1915 foi-lhe prestada homenagem erigindo-se um seu busto na Escola de Medicina Veterinária de Lisboa e o centenário do seu nascimento também não passou despercebido àquela Instituição voltando a homenagear mais uma vez a figura do professor e estudioso.

Deixou grande número de trabalhos publicados sobre as várias áreas da sua especialidade e seria fastidioso indicá-los todos, pelo que só referiremos alguns: Tabela do resultado do estudo das lãs portuguesas, 1862; Estudos hípicos, (1858 - 1878); Estudos pecuários sobre a província de Trás-os-Montes, 1858; Epizootia aftosa, 1858; Luzerna arbórea, 1859; Erva capim da Guiné, 1859; A propósito de uma visita aos vinhedos de Alpiarça, 1860; O gado cavalar da Exposição Agrícola do Porto, 1860; Ahil, cavalo árabe, 1862; Tabela da composição química, relações nutritivas das forragens, 1874; A cultura do algodão, 1864; História Natural e económica do porco, 1865; Corridas de Cavalos, 1869; Raças bovinas portuguesas, 1870 - 1871; Bibliografia agrícola, 1878; e Doenças da oliveira, laranjeira e sobreiro do Sul de França, 1865.

Quanto ocorreu o centenário do seu falecimento, em 1993, a sua memória não ficou esquecida e foi enaltecida com diversas cerimónias, na Escola, na Estação Zootécnica Nacional e em Alpiarça, terra onde nasceu.

Silvestre Bernardo de Lima interessou-se também pela construção da igreja matriz da sua terra natal.
__________________________

Dicionário Bibliográfico Português - Tomos VII e XIX- Inocêncio Francisco da Silva
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira
Boletim da Junta de Província do Ribatejo - 1937 - 40
Lello Universal - Dicionário Enciclopédico Luso - Brasileiro - Porto – 1975