sábado, 18 de janeiro de 2014

Areosa Feio


Eduardo Rodrigues Areosa Feio teria nascido em Santarém a 13 de Dezembro de 1890. 
Fez parte das organizações académicas que ajudaram à Implantação da República em Portugal em 1910.

Depois de cursar a Escola Militar é promovido a alferes de Artilharia em 1 de Novembro de 1914. Faz então parte da Bateria de Artilharia Expedicionária para Angola, incorporado na coluna comandada pelo General Pereira de Eça, tendo-se distinguido nos combates de Mongua, no Sul de Angola.

Regressado a Portugal e já como major, é nomeado para servir na missão de Artilharia que parte para França em Dezembro de 1916, por isso, para tomar parte no conflito da Guerra Mundial.

Condecoração Inglesa
Na Flandres, comanda com brilho o 4º Grupo da Bateria de Artilharia que se encontrava sobre o Rio Escalda, por isso, em posições avançadas quando se dá o armistício.

O seu demonstrado valor militar em campanha é recompensado com a condecoração da Ordem de Torre e Espada, Cruz de Guerra.

Por sua parte, os ingleses atribuem-lhe a “Military Cross”, medalha criada em 1915 pelo Rei de Inglaterra Jorge V.

Encontrando-se já no país, em 1919 é nomeado professor efectivo do Colégio Milita,r mas em Junho de 1924 é destacado para Timor, onde exerce com grande eficiência as funções de chefe de Estado Maior, secretário e encarregado do governo, isto até Março de 1927.

Já novamente no país é reformado compulsivamente pela portaria de 20 de Maio de 1935 juntamente com outros militares democratas, lista encabeçada pelo General José Norton de Matos.

Apesar dos esforços desenvolvidos tanto nos trabalhos em papel como na Internet, não nos foi possível confirmar a naturalidade de Santarém e saber o ano em que faleceu.
______________________________________

Santarém no Tempo, Virgílio Arruda, 1971, p.517

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol III, p. 178.