sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

D. Frei Bernardino de Sena


Nasceu em Torres Novas a 26 de Maio de 1571, filho de Miguel Arnide, genovês corpulento que se bateu com ardor no Oriente em nome de Portugal e de D. Camila Gomes de Melo, que pertencia à nobreza de Lisboa.

Aos 15 anos ingressa no convento de S. Francisco de Lisboa, professando em 1587.

Faz estudos de latim, lógica, física e metafísica nos conventos de Sto. António de Ferrerim (Lamego), S. Francisco de Santarém e S. Francisco da Ponte (Coimbra) após os quais, em 1593 entra para o Colégio de São Boaventura (Coimbra) a fim de estudar teologia.

Quatro anos depois (1597) era presbítero em Lisboa.

Nessa altura tinha lugar o Capítulo Geral o que proporcionou a Frei Bernardino a defesa das conclusões finais de que se saiu airosamente, motivando o Padre Geral da Ordem, Frei Mateus de Burgos a nomeá-lo leitor em artes, indo exercer essas funções nos Conventos de Sta. Cristina, na Diocese de Coimbra e de Ferreirim, junto a Lamego.

Eleito provincial em 1617, seis anos depois e quando a Igreja era governada por Urbano VIII e Portugal por Filipe III, é nomeado geral da Ordem (Franciscanos).

Tinha entretanto rejeitado as mitras de S. Tomé, Ceuta e de Goa, onde tinha estado seu pai e avô.

É nomeado bispo de Viseu (41º) a 1 de Junho de 1629, recebendo a sagração a 13 de Julho de 1631, quando se encontrava em Madrid.

Dá entrada na sua diocese em 2 de Junho de 1632.

Entretanto o bispo-conde de Coimbra, D. João Manuel vai ocupar o lugar de  Arcebispo de Lisboa e Filipe III nomeia-o para o lugar que ficou vago. Quando a notícia chegou de Espanha já D. Frei Bernardino de Sena tinha falecido, o que aconteceu a 5 de Outubro de 1632. Ficou sepultado na Capel-.mor da Sé.

___________________________________

Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular, Américo Costa, Vol. XXII, 1949, pp 808/9

Os Franciscanos no Maranhão e Grão-Pará: missão e cultura na primeira metade… Maria Adelina Amorim.