segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Caria e Moura

Nasceu no Cartaxo aquele que foi professor da Universidade de Coimbra e que nela se doutorou em 26 de Abril de 1805, em Matemáticas, fazendo parte do seu quadro catedrático. Tinha-se licenciado em Filosofia em 16 de Julho de 1801.

Chamou-se António Honorato Caria e Moura e era filho de João Honorato Ribeiro de Moura.
Exerceu o lugar de Bibliotecário da mesma Universidade com nomeação interina de 7 de Maio de 1814, confirmada em 6 de Julho de 1815. Procedeu ao acondicionamento das obras mais valiosas e raras e  à aquisição de mais trabalhos de importância valorizando assim o seu recheio. Um dos adquiridos foi a bíblia hebraica, pergaminho do século XV obtido  na Holanda. Mereceu a sua atenção a catalogação das obras.
Foi o revisor das EPHEMERIDES , publicadas pelo Biblioteca, de que igualmente foi colaborador.
Por carta datada de 15 de Julho de 1834 (por isso já não reinando D. Miguel) é com mais quarenta colegas desligado dos serviços por causa das ideias políticas que professava mas acaba por ser reintegrado por decreto de 12 de Janeiro de 1837.
Foi Director do Observatório Astronómico (1837-38) e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra (1842).
Escreveu várias MEMÓRIAS sobre assuntos de geometria, análise mecânica, uma Geometria Sintética, Tábuas para Abreviar o Cálculo das Ascensões Rectas e outras da área da sua especialidade.
Morreu a 16 de Novembro de 1843

_________________________________________

Dicionário Bibliográfico Português – Tomos I e VIII, Inocêncio Francisco da Silva

LELLO Universal – Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro – Porto 1975

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira – Vol. 18