sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Rafael Marques

Rafael da Silva Marques, de seu nome completo, nasceu em Santarém em 31 de Janeiro de 1885.

Frequentou a Escola Politécnica de Lisboa que abandona.

Aos dezasseis anos apresenta-se no Coliseu dos recreios, exibindo-se como faquir. Com a Companhia do Circo percorre as nossas colónias de África e desloca-se à América do Sul.

Como actor de teatro faz a sua estreia em 1905, no então teatro D. Amélia, na peça “A Cruz da Esmola, de Eduardo Schwalbach e integrado na Companhia Rosas & Brazão.

Em 1907 parte para a Bélgica com uma pensão do Estado a fim de obter o curso de engenheiro electricista, o que não veio a acontecer, indo viver para Paris.

Regressando a Portugal volta ao Teatro D. Amélia onde se mantém algum anos.
Com o incêndio neste teatro, em 1914, passou com a mesma Companhia para o de S. Carlos até 1916, altura em que é contratado para o antigo Éden Teatro, pelo empresário, Luís Galhardo.

Por aí se mantém até 1920, altura em que ingressa no Teatro Nacional Almeida Garrett onde trabalha com Eduardo Brazão e obtém grandes êxitos. Aí foi sócio, gerente e director de cena.

Com Ilda Stichini, em 1925 formou uma efémera Companhia, abandonando o teatro quatro anos depois.

Dedica-se então ao comércio e chega mesmo a Inspector de fronteiras, fazendo uso da língua francesa que falava correctamente.

Em 1930 já se encontra novamente no ambiente que sempre preferiu, o teatro, trabalhando no Teatro Apolo, de que foi empresário, obtendo aí grandes êxitos, como na peça “O Mártir do Calvário”, na qual interpretou o papel de “Cristo”.

Integrado na Companhia do D. Amélia, com actores como Eduardo Brazão e Adelina e Aura Abranches, actuou várias vezes na Brasil.

Falece em Lisboa no dia 16 de Novembro de 1939, altura em que trabalhava no filme João Ratão, nos estúdios da Tobis Portuguesa.

Era condecorado com a Ordem de Santiago de Espada.

_______________________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 19
Santarém no Tempo, Virgílio Arruda, 1971