quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fróis Machado

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 17 DE NOVEMBRO DE .2006)

Nascido naquela que foi a velha Scalábis, em 1759, Gaspar Fróis Machado veio a tornar-se um notável gravador que muito honra a terra onde nasceu.

Iniciou os seus estudos em Mafra, na Escola de Ginoti, onde se manteve durante quatro anos., aproveitando ao mesmo tempo para estudar com Joaquim Carneiro da Silva.

Com vinte e um anos, acompanha para Roma, Pagliarino, que se tinha refugiado em Portugal por ter feito imprimir naquela cidade, sem autorização, a obra Tentative Théologique. Uma vez amnistiado, regressou àquela cidade.

A protecção que lhe foi prometida, não decorreu como esperava, aproveita contudo as lições do conhecido gravador Volpato. Foi com este e com Carneiro da Silva que se aperfeiçoou no processo do buril.

Foi um artista de extraordinários recursos, tendo praticado todos os géneros, desde o simples registo às grandes chapas alegóricas.

[Gravura executada por Fróis Machado]
No retrato, foi do melhor que se produziu em Portugal no século XVIII, equivalendo-se aos melhores artistas do estrangeiro.

É considerado de grande merecimento o retrato que fez de D. Maria I, segundo desenho de Hichey. Igualmente realizou os de D. José, príncipe do Brasil, Padre Teodoro de Almeida e do Marquês de Angeja, D. Pedro de Noronha.

São igualmente notáveis as suas alegorias, entre as quais se destacam a dos “Reis no trono”, composta por seu irmão mais novo, a do “Infante D. João”, o “Nascimento da Princesa da Beira” e “Estátua Equestre de D. José I”.

Gravou uma estampa da Torre de Belém que veio a ser oferecida por Niel ao Duque de Lafões em 1783.

Nas estampas religiosas, efectuadas com grande rigor técnico, destacam-se:. Nossa Senhora das Dores, S. Filipe de Nery e Nossa Senhora do Rosário.

Pretendendo ainda melhorar os seus conhecimentos técnicos, Fróis Machado procura estudar em Inglaterra com Bartollozzi mas o navio em que seguia naufragou, contando-se o artista entre as vítimas.

__________________________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol.11

Lello Universal, Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro, 2 Vols., Porto, 1975.