quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Eusébio Tamagnini


Eugénio Barbosa Tamagnini de Matos Encarnação nasceu em Tomar a 8 de Julho de 1880. Era filho de Augusto Barbosa Tamagnini da Encarnação e de Antónia Adelaide de Matos da Encarnação.

Frequentou os liceus de Santarém e Coimbra, tendo-se matriculado em 1898 no 1º ano da Faculdade de Filosofia Natural na Universidade de Coimbra, curso que terminou em 1901. Depois de ter passado pela secção de Histórico-Naturais obteve o lugar de Doutor em 16 de Julho de 1904.

Foi nomeado lente substituto de Ciências Histórico-Naturais da Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra em 4 de Fevereiro de 1905, tendo sido promovido a lente catedrático na regência da cadeira de Antropologia.

Regeu as mais variadas cadeiras em diversos cursos que seria fastidioso enumerar.

Foi Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (1916-1919).

Político de extrema direita, ligado inicialmente ao Integralismo Lusitano e ao Nacional Sindicalismo, acabou, como é natural, por aderir ao ideário do Estado Novo, tendo sido Ministro da Instrução Pública (1934-1936). É durante esta vigência que o conselho de Ministros assina o diploma de 13 de Maio de 1935 destinado a iniciar a depuração dos serviços públicos e de uma assentada foram atingidos 33 funcionários civis e militares, entre os quais figuras como Abel Salazar, Álvaro Lapa e o General Norton de Matos.

A partir desta altura o Ministério passou a designar-se de Educação Nacional.

Pertenceu ao Conselho Superior de Instrução Pública e à Junta Nacional de Educação.

Deu aulas na Universidade das mais variadas matérias da sua especialidade.

Faleceu em Tomar a 1 de Novembro de 1972.

_______________________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 30, pp 607,608 e 609.
http://www.uc.pt/org/historia_ciencia_na_uc/autores/ENCARNACAO_eusebiobarbostamagninidematos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.