sábado, 30 de maio de 2009

Abel da Silva

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 24 DE MARÇO DE 1995)



O segundo escalabitano que aqui evoco, tem para mim um significado muito especial. Teria cinco anos quando o conheci e aos seis fui ao seu funeral que se realizou há cinquenta anos.

Fiz grande birra pois queria ir com o meu pai mas naturalmente que ele não me queria levar. Acabei por vencer e lá fui pela mão do meu progenitor. Lembro-me que havia muita, muita gente! E a figura de Abel da Silva, até hoje, nunca desapareceu da minha retina, se fosse possível voltar a vê-lo, re-conhecia-o de imediato.

Não sei se alguma vez o Correio do Ribatejo este bom filho de Santarém, não me lembro de tal, pelo menos nos últimos anos, mas é natural que a minha memória tenha falhado.

Conheço contudo dois escritos sobre Abel da Silva, insertos em dois números especiais da “Vida Ribatejana”, um de 1940 e o outro de 1966, que me deram tópicos para a organização deste apontamento biográfico.

O número de 1966, escrito vinte e dois anos após a sua morte, intitula-se “Abel da Silva – Um devotado escalabitano que ainda não recebeu as homenagens devidas da terra onde nasceu e que tanto amou. O escrito é assinado por R.C. um velho amigo há muito desaparecido.

Abel da Silva nasceu na freguesia de Salvador, da cidade de Santarém, no dia 25 de Outubro de 1892.

Era filho de José da Silva, que foi considerado industrial na cidade e de D. Mariana da Graça Silva.

Concluiu o 7º ano do Curso Complementar de Ciências no Liceu de Santarém, matriculando-se no Instituto Superior de Agronomia, curso que se viu forçado a interromper por razão alheias à sua vontade.

Em 15 de Fevereiro de 1917, ainda um jovem de vinte e cinco anos, é nomeado chefe da secretaria da Junta Geral do Distrito de Santarém, transitando para idêntico lugar quando em 1937 foi extinto aquele organismo e criada em seu lugar a Junta de Província do Ribatejo.

Foi Governador Civil do Distrito desde 5 de Janeiro a 26 de Julho de 1924, Administrador do Concelho de Santarém e Delegado dos Abastecimentos e Transportes.
Devotado regionalista, dedicou sempre o maior interesse e entusiasmo pela obra administrativa do distrito e da província, trabalhando para a criação da Província do Ribatejo.

Foi uma personalidade de relevo no regime republicano, todo ele idealismo e tolerância.

Nutria grande paixão pela sua terra, nunca negando a valiosa colaboração e o seu entusiasmo as todas as iniciativas que visassem o engrandecimento da cidade de Santarém.

Colaborou na Exposição Feira Distrital do ano de 1936 e nas Comemorações Centenárias (1940).

Mas de tudo o que Abel da Silva fez em prol da região e da cidade que o viu nascer, realça-se o seu papel de Director e Editor dos boletins da Junta Geral do Distrito de Santarém que culminou com o nº de 1936 que gerou grande procura por parte das Universidades dos mais cultos países da América e da Europa. Nomes como Erneste Fleury, Ferreira Campos, Mendes Corrêa, Amorim Girão, Orlando Ribeiro e outros, assinaram valiosos trabalhos.

Com a extinção das Juntas Gerais e criadas as Juntas de Província, entregou-se mais uma vez e inteiramente à tarefa árdua de elaborar a edição monumental do Boletim nº 1 (1937/40) que acabou por ser o único da Junta de Província do Ribatejo.

Obra de grande valor que nunca pode deixar de ser consultada por quantos se interessem por esta ubérrima região do Ribatejo.

Composta por 871 páginas, apresenta artigos assinados por considerados especialistas em várias matérias que abrangem um vasto campo.

Todos os concelhos da Província” são apresentados nos seus aspectos económicos mais salientes, sendo importante a referência a todas as freguesias com resposta a um questionário tipo.

Ainda recentemente lemos neste jornal um anúncio, durante várias semanas, em que se procurava adquirir estas obras que pensamos não ser fácil obter.
Abel da Silva faleceu a 24 de Abril de 1944 e o seu nome continua sem constar de uma placa toponímica da cidade que o viu nascer, que tanto amou e honrou.