terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sousa Martins


José Tomás de Sousa Martins é considerado um dos maiores médicos portugueses e uma honra para a medicina portuguesa.

Nasceu na Vila de Alhandra no dia 7 de Março de 1843.

Os primeiros estudos foram feitos na sua terra natal e aos treze anos praticava na farmácia de um seu tio. Ao mesmo tempo frequenta a Escola de Farmácia.
Em 1864 termina aquele curso mas em 1861 e com dezoito anos, tinha-se matriculado na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, curso que também conclui em 1866.

Foi brilhante aluno em ambos os cursos, sendo a sua tese em medicina considerada na altura de grande nível e versava sobre a inervação da fibra muscular cardíaca (O pneumogástrico preside a tonicidade da fibra muscular do coração).

Em 1872 desempenhava as funções de professor substituto da Escola Médica - Cirúrgica de Lisboa e quatro anos depois ocupava a cátedra de Patologia Geral, Semiologia e História da Medicina..

Ao mesmo tempo era médico do Hospital de S. José, sendo em 1855 director de enfermaria.

O Doutor Sousa Martins gozou de verdadeira celebridade no meio português, destacando-se fundamentalmente como clínico, pelo talento e saber científico, ajudado pela singular fluência da palavra convincente e pelo relacionamento com os doentes, onde a bondade e dedicação lhe fizeram ganhar o epíteto de “Pai dos Pobres”.
Foi conferencista de mérito e orador insigne. Deixou escrito: Comemoração de Luís Pasteur, Nosologia de Antero de Quental e vários estudos e relatórios da sua especialidade.

Era sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, da Sociedade Farmacêutica Lusitana, do Instituto de Coimbra, da Academia Real de Medicina da Bélgica, da Academia de Medicina de Madrid, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Associação dos Jornalistas e Escritores Portugueses, de que foi sócio fundador e de muitas mais Sociedades e Academias, nacionais e estrangeiras.
Fez parte igualmente de muitas comissões onde a sua presença era indispensável.
Foi em 1876 secretário e relator da comissão que redigiu a Farmacopeia Geral do Reino e a Farmacopeia Portuguesa.

Desempenhou variadíssimas vezes a função de representante de Portugal em vários eventos ligados à medicina e à saúde.

Em 1881 presidiu à comissão executiva e da secção de medicina da expedição científica à Serra da Estrela, o que lhe permitiu vir a redigir um estudo muito importante sobre o tratamento da tuberculose pulmonar.

Quando se sentiu doente e conhecendo que a doença que o atormentava não tinha cura, recolheu à sua casa de Alhandra onde veio a falecer no dia 18 de Agosto de 1897, apenas com cinquenta e quatro anos.

Dois anos depois do seu falecimento foi-lhe erguida uma estátua no Campo de Santana, em frente da Escola Médica.
A estátua primitiva veio a ser substituída pela actual de autoria do escultor Costa Mota.

Também na sua terra natal, os seus conterrâneos lhe levantaram um monumento semelhante.

O nome do Doutor Sousa Martins e apesar de ter decorrido mais de um século sobre a sua morte, continua a ser idolatrado por muita gente, como se de um taumaturgo se tratasse.

__________________________________________

Dicionário Ilustrado da História de Portugal - Edições Alfa

Lello Universal - Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro

Boletim da Junta de Província do Ribatejo - 1937 - 1940

História de Portugal - Vol. X - Joaquim Veríssimo Serrão

História de Portugal - Vol. 5- Dir. de José Mattoso

"Alguns Valores da Província do Ribatejo ", Octávio R. de Campos,
in Vida Ribatejana, nº Comemorativo dos Centenários - 1940