segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Francisco Xavier de Moncada

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 29 DE SETEMBRO DE 1995)



De seu nome completo, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, nasceu na vila de Constância a 4 de Setembro de 1859, sendo filho de José Maria Moncada e de D. Maria Xavier da Costa Freire Cabral.

Fez os estudos preparatórios para o ingresso na Universidade, no Seminário Episcopal de Coimbra. Matriculou-se em Direito em 1879, obtendo o grau de bacharel em 1884.

Exerceu a advocacia em Torres Novas e posteriormente nomeado Administrador do concelho de Sintra.

Em 1886, é nomeado Delegado do Procurador Régio em Torres Novas onde se mantém até 1889.

É colocado em Lisboa onde exerce as mesmas funções na 5ª Vara e depois na 3ª daquela cidade.

Em 1895 foi nomeado ajudante do Procurador Geral da Coroa e Fazenda, sendo depois promovido a juiz e colocado na comarca de Coruche.

Por decreto de 19 de Julho de 1900 assumiu o governo geral da província de Angola onde esteve até 1904.

Neste período deu-se a revolta do Bailundo que foi dominada debaixo da sua direcção.

Foram-lhe concedidas as medalhas de oiro da Rainha D. Amélia e a Comenda da Ordem Militar de Nª Sª da Conceição, de Vila Viçosa.

Regressando ao continente e à sua carreira profissional, é promovido a juiz de segunda classe e colocado em Idanha-a-Nova (1905).

Foi Comissário Régio na Companhia de Caminhos de Ferro de Benguela e deputado em várias legislaturas, tendo pertencido ao Partido regenerador, chefiado por Hintze Ribeiro.

Além de numerosos discursos parlamentares impressos, o Dr. Francisco de Moncada deixou o livro “A Campanha do Bailundo de 1903”.

Faleceu em 4 de Janeiro de 1908.
______________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira
Descripção da Villa de Punhete (actualmente designada Constância) por V.J. d’O., 1830 – Inscrição, Prefácio e Notas Complementares por José Eugénio de Campos Godinho, 1945.