sábado, 22 de agosto de 2009

Infante D. João

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 23 DE JUNHO DE 1995)


Filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, nasceu em Santarém no dia 13 de Janeiro de 1400.

Por ser ainda muito jovem, não participa na conquista de Ceuta, mas quatro anos depois já engloba a expedição enviada para socorrer a mesma praça que tinha sido cercada pelos mouros.

O papa Martinho V, pela bula In Apostolice Dignitalis, nomeia-o em 1418, Administrador da Ordem Militar de Sant`Iago de Espada.

Casou em 1424 com sua sobrinha D. Isabel, filha do seu meio-irmão, D Afonso, Conde de Barcelos. É-lhe dado entretanto a posse da vila de Serpa e o reguengo de Colares.

D. Duarte, seu irmão, ao assumir o título de rei, concede-lhe diversos privilégios.

É-lhe concedido poder para prender e castigar todos os que não executassem correctamente as obras públicas no Mestrado (Ordem de Sant`Iago)

Homem de reconhecida prudência, colocou-se ao lado do irmão D. Pedro, advogando a entrega de Ceuta e em troca a libertação do irmão D. Fernando que estava como refém, opinião que não vingou nas Cortes de Leiria de 1438.

Quando a crise política daquele ano, esteve ao lado, igualmente de D. Pedro. Preparou o povo no sentido de apoiar o irmão, provocando a fuga de D. Leonor para Sintra.

Foi designado Condestável do Reino e assuma a função de fronteiro-mor da comarca de Entre Tejo e Odiana.

D. Pedro, enquanto regente, recompensou-o da sua acção, dando-lhe o contrabando apreendido nos “portos algarvios” e que se dirigisse para Castela.
Quando faleceu, com apenas quarenta e dois anos, a sua morte constituiu rude golpe para o Infante D. Pedro que ao ter conhecimento dela, entrou em profunda prostração, com grave risco de vida.
______________________________

História de Portugal, Joaquim Veríssimo Serrão
Dicionário da História de Portugal, Edições Alfa
Dicionário da História de Portugal, dir. Joel Serrão
Grande Enciclopédica Portuguesa e Brasileira