domingo, 7 de julho de 2013

Infante D. Afonso


Segundo filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre foi o primeiro varão e consequentemente o primeiro na via de sucessão a seu pai como rei de Portugal.

Nasceu no paço real de Santarém no dia 30 de Junho de 1390 e foi baptizado a 3 de Outubro na então vila na velha Igreja de Santa Maria de Alcáçova, onde existia a primeira estátua de D. Afonso Henriques, hoje fazendo parte do Museu do Carmo.

O nome que lhe puseram esteve relacionado, certamente, com o dos seus ascendentes, que muito pugnaram para a fundação no aspecto bélico: D. Afonso Henriques, D. Afonso II, D. Afonso III e D. Afonso IV.

Nas Cortes de Évora de 1390-1391 foi jurado sucessor do trono, sendo seus procuradores o Condestável e o Mestre da Ordem de Cristo, D. Lopo Dias de Sousa, ficando assegurada a fidelidade da nobreza ao futuro herdeiro do trono.

Quando nasceu, D. João I festejou o acontecimento com justas reais, ou seja torneios da época que consistiam numa competição entre dois cavaleiros com armaduras de protecção, normalmente montados em cavalos, usando vários tipos de armas, nomeadamente, lanças.

Veio a falecer a 22 de Dezembro de 1400, por isso, com pouco mais de dez anos e foi sepultado na Sé de Braga, numa capela sob a torre sul.

O túmulo, recentemente reabilitado, estudado, veio da Flandres por encomenda da família real. É de um estilo gótico inédito composto por arca tumular, jacente e baldaquino. Os elementos em cobre existentes são revestidos por uma camada de ouro ou de prata e estão fixos a uma estrutura de madeira.

O príncipe herdeiro faleceu quando seguia acompanhado de sua mãe, a rainha D. Filipa de Lencastre, a caminha de Santiago de Compostela e possivelmente daí o ter ficado sepultado naquela cidade.
 ____________________________

D. João I, Maria Helena da Cruz Coelho, Temas e Debates, 2008.

Dicionário de História de Portugal, Direcção de Joel Serrão, Vol. II, Livraria Figueirinhas / Porto (Entrada Évora 3, Ruy de Abreu Torres).

Santarém – Raízes e Memórias – Páginas da Minha Agenda – Efemérides, José Campos Braz, 2000.

Dicionário de História de Portugal Ilustrado, Círculo de Leitores, Vol I, 1982.

http://bragamaior.blogspot.pt/2012/07/santiago-em-braga-o-tumulo-do-infante-d.html - Cons. 2.6.2013.