quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fernão Teles de Meneses

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 24 de DEZEMBRO DE 1999)



Já aqui falámos de um Fernão Teles de Menezes, ou da Silveira, Este homónimo tem uma biografia diferente, sendo mais velho.

Nasceu em Santarém o pelo menos quarto filho de Brás Teles de Menezes, alcaide-mor de Moura, camareiro por carta de 12 de Maio de 1522 e guarda-mor, capitão de ginetes do filho de D. Manuel I, o Infante D. Luís e de D. Catarina de Brito, sua mulher.

Os seus pais foram sepultados na igreja do Convento de S. Domingos, em Santarém.

Fernão Teles casou com D. Maria de Noronha, filha de D. Francisco de Faro, o 4º Senhor do Vimieiro, vedor da Fazenda de D. Sebastião e de D. Henrique.

Partiu para a Índia em 1566 e foi capitão de uma das fustas na expedição dirigida pelo Vice-Rei D. António de Noronha contra a rainha d ‘Olala, em 1568.

Fez parte do socorro mandado pelo Conde de Atouguia, em 1570, a Chaul para libertar esta praça do cerco que lhe tinham posto.

Quando morreu o 12º Vice-Rei, o Conde de Atouguia, D. Luís de Ataíde, em 10 de Março de 1581, governou até à chegada do novo Vice-Rei, D. Francisco de Mascarenhas, Conde de Santa Cruz.

Apressou-se para fazer jurar e reconhecer Filipe I como legítimo soberano.

Entregue o governo, regressa ao Reino onde lhe dão o governo do Algarve (1587), a Capitania-mor da Armada do Consulado, um lugar no Congresso de Estado e por alvará de 12 de Julho de 1587, a regedoria das Justiças da Casa da Suplicação.

Em 25 de Maio de 1587, o corsário Francisco Draque, desembarcou um grande exército junto de Lagos com o intuito de saquear e destruir a cidade.

Verificando a boa ordem e disposição dos moradores, capitaneados pelo governador, retirou sobre o caso de S. Vicente onde destruiu a fortaleza e o convento que tinha sido mandado edificar pelo Bispo de Silves.

Fernão Teles de Menezes era muito dedicado à Companhia de Jesus. Enquanto na Índia mandou dar-lhe anualmente dois mil pardaus.

Uma vez em Lisboa, na sua quinta do Monte Olivete, mandou fundar um noviciado, para aquela companhia de Jesus. Aqui ficou sepultado com a esposa.

Com a expulsão dos jesuítas instalou-se o Colégio dos Nobres e mais tarde a Escola Politécnica.

Fernão Teles de Meneses faleceu no dia 26 de Novembro de 1605.
_______________________________________

Brasões da Sala de Sintra (Vol.II), 1927, Anselmo Braamcamp Freire
Monografia de Lagos, 1991, Manuel João Paulo Freire