sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Rosa Mendes

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 8 DE MARÇO DE 1996)



Pintor de arte nasceu na freguesia de Marvila da cidade de Santarém em 1906.

Eduardo da Clara Rosa Mendes, de seu nome completo, cedo revelou dotes artísticos e frequentou a antiga Escola de Regentes Agrícolas de Santarém.

Ingressando na vida militar em 1924, veio a abandonar essa actividade em 1957, dedicando-se à agricultura na sua Quinta de Joanicas, próximo do Cartaxo, onde se fixou, mas nunca abandonando a arte de pintar que praticava nos seus tempos livres.
Artista – lavrador lhe chamou Raul Rego.

Foi considerado academicamente o nosso derradeiro pintor impressionista.
Rosa Mendes “era exímio na representação das terras inundadas, nas cores das águas barrentas e nas atmosferas sombrias da Natureza afogada em chuva”.

As suas telas imortalizam os cantos e recantos que procurava encontrar no seu Ribatejo que amava, tendo-se assim difundido largamente no país e no estrangeiro, já que está representado em museus nacionais e estrangeiros (S. Paulo, Maputo e Goa são alguns) e em numerosas colecções particulares.

Raramente se deslocava a Lisboa, mas à sua residência discípulos e donos de galerias que iam adquirir os trabalhos do grande artista e que segundo dizem eram pagos a preços bastante inferiores àqueles por que vinham a ser vendidos.

Rosa Mendes obteve as mais honrosas distinções da Sociedade Nacional de Belas-Artes, como menções honrosas e medalhas de vários graus. Outras entidades lhe concederam galardões como aconteceu com a Casa do Ribatejo, em Lisboa.

Concorreu a várias exposições no País e no estrangeiro.

Faleceu na sua Quinta no dia 24 de Julho de 1983, ficando sepultado no cemitério de Almoster.
___________________________

Santarém no Tempo, Virgílio Arruda, 1971
Correio do Ribatejo de 29 de Julho de 1983
Correio do Ribatejo de 27 de Julho de 1984
Correio do Ribatejo de 1 de Março de 1985