quarta-feira, 6 de outubro de 2010

D. Frei Gaspar do Casal

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 31 DE DEZEMBRO DE 1999)

Nasceu em Santarém em 1510 e com catorze anos ingressa no convento local da Ordem de Santo Agostinho e professa em 1526.

Estuda em Lisboa e frequenta a Universidade de Coimbra onde se doutorou em Teologia em 1542 e veio a ser lente.

É confirmado bispo do Funchal (1551 - 1556) mas não chega a partir para a sua diocese em virtude de fazer parte do Tribunal da Inquisição.

Em 1557 foi transferido para a Diocese de Leiria onde manda construir a actual Sé Catedral (1573) e a Igreja de Santo Agostinho onde veio a ser sepultado no chão da capela mor, da parte do Evangelho.

Tomou parte no terceiro período do Concílio de Trento (1561 - 1563), como delegado de Portugal e ainda como Bispo de Leiria, tendo tomado parte activa nos trabalhos e onde manifestou vasto talento e dotes elevados de oratória, vindo por isso mesmo a ser conhecido como o Bispo Teólogo.

Assiste aos sínodos provinciais reunidos em Lisboa em 1566 e 1574.

Em 27 de Novembro de 1579 foi expedida a bula transferindo-o para a Diocese de Coimbra, tendo exercido funções em Leiria cerca de vinte e dois anos.

Pregador régio, foi confessor e conselheiro de D. João III e gozou de especial favor do Cardeal - Rei.

Nos primeiros dias de 1580 o Bispo de Coimbra juntamente com D. Manuel de Melo é enviado pela Regência, como embaixador a Castela, sendo recebido por Filipe II em Guadalupe. A missão consistia em pedir ao monarca que não usasse as armas contra Portugal e que aceitasse a decisão dos Juizes.

Fracassada a missão, aceitou Filipe II como rei de Portugal e dele veio a receber favores.

Faleceu o bispo-conde (5º de Arganil mas que parece nunca lhe terem confirmado os privilégios dos seus predecessores) em 9 de Agosto de 1584.

Deixou escrito dois tratados sobre o sacrifício da missa e a instituição da Sagrada Eucaristia e obras de controvérsia contra os hereges, escritas em latim com edições em Coimbra, Veneza, Antuérpia e Lião.

Em português ficou Carta escrita de Leiria em 23 de Janeiro de 1561, à rainha D. Catarina, persuadindo-a a que não deixe a regência da monarquia no tempo da menoridade de seu neto El-Rei D. Sebastião.

D. Frei Gaspar do Casal tem desde os meados deste século uma rua com o seu nome, na terra natal, mais propriamente no Bairro dos Combatentes.


___________________________________________

Dicionário Bibliográfico Português , Tomo III, 1859, Inocêncio Francisco da Silva

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira

Brasões da Sala de Cintra , Vol III - 1928 - Anselmo Braamcamp Freire

Dicionário de História de Portugal, Vol I Direc- de Joel Serrão

Santarém, Lenda e História 1940, Eugénio de Lemos

História Eclesiástica de Portugal , P. Miguel Oliveira - Ed. 1994

Santarém no Tempo - 1971, Virgílio Arruda

História de Portugal - Vol VI, Direc. De João Medina

História e Monumentos de Santarém , Zeferino Sarmento