quinta-feira, 27 de maio de 2010

Zeferino Sarmento


(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 20 DE JANEIRO DE 1996)

Santareno que nasceu no dia 16 de Janeiro de 1893 e de seu nome completo, Zeferino Pacheco Sarmento da Conceição.

Depois de frequentar o Liceu de Sá da Bandeira, matricula-se no Instituto Nacional de Lisboa onde obtém o curso de engenharia electrotécnica.
Aos trinta e seis anos foi nomeado Chefe da Circunscrição Técnica dos CTT, em Santarém, funções que exerce até à aposentação que coincide com o limite de idade e dá-se em 1963.

Não ascendeu na sua carreira profissional, para o que foi convidado, para não ter de sair da sua cidade”já que não podia imaginar a vida longe de Santarém”.

Pugnou pela defesa dos monumentos e tradições da sus terra. Dedicando-se à investigação, produziu vários estudos que muito ajudaram a um conhecimento mais profundo da arqueologia e história escalabitana, sendo considerado dos mais abalizados especialistas do estilo gótico em Portugal.

O Eng. Zeferino Sarmento, que foi um dos escalabitanos mais ilustres do nosso século, publicou imensos artigos na imprensa regional, na diária e em revistas e jornais da especialidade, nos quais se encontram:- “Correio da Extremadura (actual Correio do Ribatejo), “Ilustração Moderno”, “Anuário Comercial” (separata) “Ribatejo Ilustrado”, “Comércio do Porto”, “O Século”, “Jornal de Santarém”, “Revista de Arqueologia””, “O Mundo Português”, “Diário da Manhã”, “Boletim da Direcção dos Edifícios e Monumentos Nacionais”, , números especiais do jornal “Vida Ribatejana”, etc.

Em 1937, após a morte de Laurentino Veríssimo, é empossado no lugar de conservador do Museu Arqueológico, funções que exerce até ao seu falecimento.

Devido ao reduzido espaço, procura transferi-lo para sítio mais espaçoso, pensando na Igreja de Santa Clara, o que não se veio a verificar.

Sonhou com a devolução a Santarém dos túmulos que Possidónio da Silva levou para Lisboa e os quais visitou várias vezes no Museu do Carmo. Faleceu sem conseguir ver realizada essa sua vontade.

Vogal da Comissão Central da Exposição – Feira (1936), coube-lhe organizar a Exposição de arte Antiga que teve lugar no Palácio do Provedor das Lezírias, actual Câmara Municipal, que fora digna dos maiores elogios pela maneira criteriosa e sábia como soube seleccionar tantas preciosidades artísticas e pelo requintado gosto nela patente.

Realizou várias conferências e palestras sobre Santarém no campo arqueológico, histórico e de arte, tendo sempre por base a defesa destes valores.

Zeferino Sarmento também andou envolvido, na década de quarenta, na criação do Museu dos Coches, dos Arreios e Armaria. Foi igualmente este dedicado filho de Santarém que, fazendo parte da sua Mesa, organizou o Arquivo da Santa Casa da Misericórdia, muito importante para o conhecimento do passado de Santarém e não só.

Fez parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Santarém, Presidiu à Subcomissão da Parada Agrícola da Exposição – Feira (1936), foi Vice-presidente da Comissão de Iniciativa e Turismo, de 1930 a 1936 (data da sua extinção), pertenceu à Associação dos Arqueólogos Portugueses e ao Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia e foi técnico da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Por alvará de 31 de Março de 1941 foi nomeado delegado da 2ª Subsecção da 6ª Secção da Junta de Educação Nacional.

Oficial da Ordem Militar de Cristo e Oficial da Ordem de Mérito Industrial, foi-lhe concedida a Medalha de Ouro da Cidade em 1959.

Zeferino Sarmento faleceu em 1968 e a maioria dos seus trabalhos foram reunidos em livro intitulado HISTÓRIA E MONUMENTOS DE SANTARÉM, numa edição de 1993 da responsabilidade da C. M. S. que assim o homenageou no 1º centenário do seu nascimento.

_______________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira
Boletim da Junta Geral do Distrito de Santarém, 1936
“No 70º Aniversário do Eng. Zeferino Sarmento”, J. Veríssimo Serrão, in nº especial de Vida Ribatejana, 1963
Santarém no Tempo, Virgílio Arruda, 1971
“Zeferino Sarmento – A gratidão da cidade no Centenário do nascimento do ilustre scalabitano", in Correio do Ribatejo de 22 de Janeiro de 1993
História e Monumentos de Santarém, Prefácio de J.V.Serrão, 1993
"São João de Alporão na História dos Museus", Jorge Custódio, in S. João de Alporão na História, Arte e Museologia, 1994.