sexta-feira, 14 de maio de 2010

P. Luís Cardoso

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 12 DE JANEIRO DE 1996)



Religioso oratoriano, nasceu em Pernes, sendo filho de António Cardoso Carvalho e de Ana Reis.

Entra na Companhia do Oratório em 7 de Março de 1717.

Estudioso e com espírito de investigação dedica-se à compilação de dados sobre cidades, vilas e aldeias do País, dando origem a um monumental DICIONÁRIO GEOGRÁFICO, isto com o precioso auxílio dos párocos que prestaram essas informações, respondendo ao inquérito formulado.

Deste dicionário, também conhecido por NOTÍCIA HISTÓRICA DE TODAS AS CIDADES, VILAS, LUGARES E ALDEIAS, ETC. publicaram-se dois volumes, o primeiro com a letra A (1747) e o segundo com as letras B e C (1752) e quando se iriam seguir os outros, apareceu o terramoto e os papéis ficaram em desordem na Biblioteca das Necessidades, tornando-se impossível continuar a publicação.

O Padre Luís não desistiu da empresa e entendeu actualizar as informações que possuía de modo a actualizar a obra.

Depois de autorizado superiormente, no decorrer do ano de 1758 começam a chegar as respostas aos inquéritos paroquiais e que o Padre Cardoso vai arrumando com o fim de os publicar.

Onze anos depois morre o compilador (3 de Julho de 1769) ficando as MEMÓRIAS PAROQUIAIS inéditas, acabando por receber uma nova arrumação por parte de outro oratoriano de que se desconhece o nome.

A obra nunca foi publicada na íntegra apesar de em 1877 Alberto Pimentel tentar a sua publicação, o que não conseguiu. Contudo, os eruditos continuam a recorrer a estes manuscritos, indispensáveis para muitos trabalhos.

O Padre Luís Cardoso pertenceu à Academia Real da História e publicou, além dos dois tomos referidos, “Receita Universal ou Breve Notícia dos Santos Especiais advogados contra achaques, etc., Lisboa, 1727 e “Portugal Sacro-Profano, 1768”, sob o pseudónimo de Paulo de Niza ou “Catálogo Alfabético de Todas as Freguesias do Reino de Portugal e Algarves, etc., Lisboa, 1767 e 1768.
______________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira
História de Portugal, J. Veríssimo Serrão, Vol. VI, 1982
História de Portugal, Edições Alfa, Vol. III
Dicionário de História de Portugal, dir. Joel Serrão
Pernes – Terra Antiga do Bairro Ribatejano – Monografia, M. Rui Silvestre