terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mancebos da Freguesia da Várzea em 1960



Apresento hoje uma fotografia com 52 anos , tratando-se de um grupo de mancebos recenseados pela freguesia da Várzea do concelho de Santarém e de uma maneira geral, todos de lá naturais.

A Inspecção Militar realizou-se no Distrito de Recrutamento e de Mobilização, onde num ano efectuei a minha, ainda que não vivesse lá fui englobado nos mancebos representativos daquela freguesia.

Tratava-se de um velho edifício na parte velha da cidade de ruas, becos e ruelas, para os lados da Travessa de José Paulo e da Igreja do Milagre.

Atendendo a que a inspecção teve lugar em 16 de Junho de 1960, isto é, tudo rapaziada que já ultrapassou os 70. Alguns, infelizmente, já não estão entre nós.

Este dia era popularmente designado pelo “Dia das Sortes”, um dos mais importantes na vida de alguns mancebos que o recordavam pela vida fora.

Era considerado e era realmente o dia da emancipação, o dia da maioridade, o dia em que se podia ser seleccionado para defender a Pátria.

Lá estavam os fatinhos novos a estriar como era apanágio de então.

Sei que havia uns lacinhos de cores diferentes que se colocavam na banda do casaco, significando a sua cor o apuramento para todo o serviço militar ou em oposição o ficar livre.

Os mancebos organizavam-se contratando um músico, normalmente, um acordeonista, que percorria com o grupo os principais lugares da freguesia e à noite realizava-se grande baile, onde as moças casadoiras não faltavam e que durava até às tantas.

Do grupo em questão, alguns estiveram nas guerras coloniais mas só consigo identificar três ou quatro, ainda que muitas caras não me sejam estranhas.

Agradeço ao meu velho Amigo António Augusto, que não vejo vai para 38 anos, (o 2º do lado direito no 1º plano) a cedência da foto para colocar no CORREIO DAS LEMBRANÇAS.

Tudo isto pertence ao passado, hoje para ir à tropa é preciso requerê-lo e a selecção é rigorosa. Só ficam os melhores.

Deixámos, felizmente, de ser um país de generais.