domingo, 26 de fevereiro de 2012

Estácio de Sá



Nasceu em Santarém cerca de 1540. Filho de Gonçalo Correia e de Filipa de Sá, sua primeira mulher, sendo irmão de Francisco de Sá e primo de Salvador Correia de Sá.

Acompanha seu”tio”, Mem de Sá, na viagem que este faz para o Brasil, onde veio a ser governador, o que deve ter acontecido em fins de 1557.

Volta ao Reino para procurar auxílios que lhe permitam expulsar os franceses que se encontram na Baía de Guanabara.

Diante de tal situação vulnerável da Colónia, a rainha de Portugal, D. Catarina, nomeou –o capitão de uma armada destinada a expulsar os franceses da costa brasileira.

A frota de socorros partiu de Lisboa em 15 de Fevereiro de 1563 e aportou a S. Salvador em 1 de Maio seguinte.

Funda em 20 de Janeiro de 1565 a cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro.

Combate os franceses e com a chegada da esquadra comandada por Cristóvão de Barros e com reforços de indígenas mobilizados pelos jesuítas , padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega e comandados por seu tio Mem de Sá, travou os combates de Uruçu-mirim, hoje praia do Flamengo e Paranapuã (actual Ilha do Governador).

Foi gravemente ferido nesta batalha (20 de Janeiro) por uma flecha indígena que lhe vazou um olho vindo a falecer um mês depois.

Foi sepultado na Igreja de S. Sebastião dos Frades Capuchinhos, na cidade do Rio de Janeiro, cuja campa tumular tem a seguinte inscrição:- "Aqui jaz Estácio de Saa, 1o Capitam e Conquistador desta terra cidade, e a campa mandou fazer Salvador Correa de Saa, seu primo, 2o Capitam e Governador, com suas armas e essa Capela acabou o ano de 1583."


_________________________________

Santarém, os Homens e a Cidade na Época dos Descobrimentos, J. Veríssimo Serrão, C.M. de Santarém, 1995, pp 11-27

Wikipédia, a enciclopédia livre

www.ex-vermelho1.blogspot.com