segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Na Associação Académica de Santarém foi inaugurada uma Sala de Leitura

Pequena nota
Na pequena nota biográfica que o autor deste blogue apresenta, diz-se que na sua juventude fez parte da redacção do Jornal Mural da Associação Académica de Santarém (…)
Dando voltas procurando determinado apontamento, veio-me parar às mãos este recorte do há muito desaparecido Jornal do Ribatejo, datado de 6 de Agosto de 1959, por isso com 52 anos de existência e no qual se faz referência ao Jornal Mural e à inauguração de uma nova sala de leitura que recebeu o nome Professor Joaquim Veríssimo Serrão.Lembro-me perfeitamente do acontecimento e até do breve diálogo com o ILUSTRÍSSIMO SANTARENO que identificou com rapidez a minha família tanto paterna, como materna.

Significa isto que eu pelo menos há 52 anos já andava metido nas coisas de escrevinhar.

Pouco depois tive de interromper a minha colaboração visto ter dado início à minha vida profissional e numa terra distante.Foi com alguma emoção que reli as palavras que J.M. escreveu e resolvi partilhá-las com os meus visitantes/leitores.


JV




Na passada semana, na sede da Associação Académica de Santarém, numa festa de carácter íntimo mas de muito significado, foi inaugurada a Sala Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, antigo Presidente da Direcção daquele prestigiosa colectividade e actual leitor de português da Universidade de Toulouse, em França.

Tal iniciativa deve-se à Direcção do “Jornal Mural da A.A.S.” a que preside o académico Joaquim da Silva Ramalho que tem como principais colaboradores, Vítor Carvalho e Ascenção Nunes. Este jornal de parede que há quase um ano aparece semanalmente, inclui secções de arte, literatura, poesia, desporto, humorismo, biografia, teatro, etc.

Ao acto assistiram, além do corpo redactorial do semanário, o Presidente da A.A.S., Sr. Joaquim Graça, os Vice-Presidentes, Srs. Carlos Perdigão e Carlos Ribeiro, o Tesoureiro, Sr. Guilherme Ferreira, Sr. José de Freitas pela Secção Cultural e muitos académicos da velha e nova geração.

O Sr. Joaquim Ramalho dirigiu ao Sr. Dr. Serrão palavras de reconhecimento pela honra que deu aos novos daquela casa em aceitar o seu convite e afirmou o propósito de todos aqueles que trabalharem naquela sala, em honrar o nome de tão grande scalabitano e ilustre académico. Agradece ainda o apoio incondicional que a Direcção da A.A. tem dispensado a todas as suas iniciativas, depois do que convida o Dr. Veríssimo Serão a descerrar a lápide comemorativa.

O homenageado dirigiu em seguida palavras de sincero agradecimento aos promotores daquela festa, afirmando-lhes que, o facto de juntar o seu nome àquela actividade cultural, o comovia profundamente. Considero tal iniciativa, disse, “um acto de amizade e de traição amiga, pois só a amizade justifica ser o meu nome alguma coisa que possa servir de estímulo aos vossos propósitos”. Afirmou em seguida poderem os rapazes do jornal, contar, de futuro, com a sua ajuda e o seu conselho amigo e deu algumas sugestões para números seguintes. Disse que era necessário transcender as funções iniciais do Jornal Mural, de molde a procurar que ele chegasse às mãos de todos os sócios, da cidade, como elemento informativo e de primordial importância para a actividade cultural da Associação Académica.

Encerrou a sessão o Sr. Joaquim Graça, Presidente da Direcção, que se congratulou com o significado daquela interessante festa, cuja iniciativa desconhecia até há pouco mas a que logo deu imediato aprovo, verifica com prazer, que aquele grupo de jovens estudantes, ao escolherem o nome do Dr. Veríssimo Serrão para padrinho daquela Sala, mostraram, de maneira bastante evidente, o inegável amor pela Associação, por Santarém e pelos seus mais ilustres filhos. Ele e a Direcção ali presente estariam sempre dispostos a secundar com o maior interesse todas as iniciativas que se destinassem igualmente a valorizar, por qualquer forma, as tradições culturais ou artísticas daquela colectividade académica.

J. M.