domingo, 12 de junho de 2011

Vigário Miguelista em Pernes

Pequena nota
Tendo encontrado em pesquisas este interessante documento, transcrevo-o neste espaço para a leitura de possíveis interessados.
JV

Falla dirigida a S. M. pelo Vigario de Pernes

[Postal representativo da Vila de Pernes]

Senhor, - Rasgado finalmente com a faustíssima chegada do Serenissimo infante o Senhor D. Miguel á Villa de Santarém, e de Vossa Magestade a Villa Franca de Xira, rasgado sim o denso véo, que geralmente cegava a Nação, doces affectos assás encontrados se apoderárão dos habitantes de Pernes ; de tristeza hum , outro de summo prazer, e alegria: de tristeza em pensarem, que tinhão estado debaixo do jugo do systema Maçonico , enganados da fé publica: de summo prazer, por verem, que Vossa Magestade hia a ser restituido aos Direitos, que a legislação Divina lhes concede, e a retocar as Chagas, que á nossa Santa Religião tem aberto os impios Systemáticos.

Não se embaraçando já com medo dos Mações, e exaltando de prazer o Vigario da Matriz Manoel Cadima, no dia primeiro de Junho fez na Igreja das Congregadas daquella Terra, que se achava apinhoada de gente , hum copioso discurso, no qual á clara luz do meio dia demonstrou, que o Systema, chamado Constitucional, não era algum outro, que o dos Mações, homens Atheos, cujos fins são demolir os Thronos , e extinguir a nossa Santa Religião, humam religião, que foi plantada com os trabalhos, e sangue do Homem Deos, pregada ao través de tantos perigos pelos Sagrados Apostolos , regada com o sangue de mais de 18 milhões de Martyres , e sustentada com as virtudes de tantos milhares d`Anacoretas, Confessores, Virgens, e Pessoas de todos os estados, e ambos os sexos, protestando elle Vigario , que se enganado pela fé publica seguira geralmente com todos aquele Systema, agora que o conhecia, o detestava, abominava, e execrava de todo o coração, e que desde então nenhum de seus Paroquianos o podia seguir sem gravame de consciencia ; não devendo pessoa alguma escrupulizar sobre o juramento de causa má não liga, por não dever ser o juramento vinculo de iniquidade , como dizem todos os Theologos com Santo Agostinho. Grande foi a impressão, que aquelle discurso fez nos Ouvintes , especialmente nas Congregadas, de sorte que vendo o precipício a que se encaminhavão, derão graças ao Omnipotente Deos, por se haver dignado acudir-nos em tão grande perigo.

Naquelle mesmo dia tendo feito convocar todo o Clero á Matriz, ahi fez elle Vigario huma solenne acção de Graças, constante de Missa cantada, e Sermão, pela Incolunidade de Suas Magestades , do Sereníssimo Infante o Senhor D. Miguel, e de toda a Real Familia , e pela extincção do Systema, chamado Constitucional, celebrando a Missa o Beneficiado Joaquim Cadima, Presidente da Matriz, e Prégando elle Vigario hum discurso analogo . No fim da Missa houve hum solemne Te Deum, e á noite humam illuminação admiravel, dirigida pelo zelo, e actividade do mesmo Beneficiado, com largos repiques de todos os sinos. Tanto obrou aqulle Vigario , e pouco ainda para seus desejos.

O Vigario pois de Pernes, Senhor, com todos os seus Paroquianos, exultando de alegria, protesta a Vossa Magestade a maior fidelidade, e lhe offerece sua fazenda, e vida, continuando não só no incruente Sacrifício, se não tambem á Estação da Missa Conventual, a rogar ao Omnipotente Deos pelas preciosas vidas de Vossa Magestade, e de toda a real Familia.

Pernes 2 de Junho de 1823. – Beija a Augusta Mão de Vossa Magestade seu muito reverente e fiel subdito , o Vigario Manoel Cadima.